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20.3.11

PROVA 12: A LENDA DO DEUS BRANCO, POR CIEZA

       Quase todas as tribos do Hemisfério Ocidental preservam tradições orais sobre a antiga aparição do Deus Branco. No atual Peru, por exemplo, há quatro versões muito interessantes a respeito do Deus Branco. Entretanto mencionarei apenas uma dessas lendas. Não obstante, as outras acrescentam em muito as evidências da autenticidade do Livro de Mórmon. Aqueles que desejarem poderão recorrer ao texto “Quatro Versões Peruanas da Lenda do Deus Branco”, publicado em A Liahona, Maio de 1984, a partir da página 38.
       Pedro Cieza de Leon era um simples soldado em 1548, quando foi enviado para combater uma revolta (que se transformou numa guerra civil entre os governadores espanhóis) no Peru. Ficou cerca de dois anos na terra recém-consquistada e pode observar as plantas, costumes dos nativos e a região inexplorada. Felizmente ele manteve um diário de suas considerações desde o inicio de suas viagens. Tais registros o fizeram escrever um livro sobre o Peru. No prefácio desse livro ele escreveu: “As coisas que escrevo aqui são verdadeiras, além de serem importantes e de grande beneficio, pois muitas vezes enquanto outros soldados dormiam, eu escrevia até altas horas da noite, caindo finalmente exausto.”
      No quinto capitulo dessa obra importantíssima Cieza registrou a lenda do Deus Branco:
“Antes de os incas governarem ou antes mesmo que se ouvisse falar destes nestes reinos , este índios falam de algo muito maior que todas as outras coisas que eles contam, pois afirmam que passaram por um longo período de tempo sem ver o sol, e, como sofriam tremendamente com a sua ausência, elevaram suplicas e orações aos que reverenciavam como deuses, pedindo que restaurassem a luz que haviam perdido; e desta maneira surgiu ali na ilha de Titicaca, que se encontra no grande lago Callao, o sol brilhando intensamente, tornando-os muito felizes. E, mais tarde, eles afirmam que dá terra do sol do meio-dia, lhes apareceu um grande homem branco, cujo o aspecto e aparência demonstravam grande autoridade e profundo respeito, esse homem tinha um poder tão supremo que aplainava as montanhas e transformava as planícies em altas colinas, fazendo fluir água dos seixos; e uma vez que reconheceram o seu poder superior, chamaram-no o criador de todas as coisas, o pai do sol, porque dizem que ele fez muitas grandes coisas, pois deu vida aos homens e animais, e de sua mãos receberam notáveis benefícios. De acordo com que os índios me contaram e de acordo com o que ouviram com seus pais e nas canções antigas, este homem dirigiu-se para o norte, realizando vários milagres em sua jornada através das montanhas, e nunca mais eles o viram novamente. Em muitos lugares eles afirmam que ele deu mandamentos aos homens sobre como viver, e que falava do amor e muita humildade, admoestando-os a serem bons e não causarem mal uns aos outros; pelo contrário, deviam amar-se mutuamente e ter caridade. Geralmente o chamam de Ticiviracocha, embora na província de Collao, o chamem de Tuapaca, e em outros locais seja conhecido como Arnauan[1]. Diversos templos foram construídos para ele em diferentes lugares, onde erigiam estatuas de pedra à sua semelhança, antes as quais ofereciam sacrifícios” (El Señorío de los Incas, capítulo cinco; mencionado em “Quatro Versões Peruanas da Lenda do Deus Branco”, A Liahona, Maio de 1984, pg. 38).
      O relato de Cieza quando equiparado ao Livro de 3 Néfi produz uma evidência poderosa à veracidade do Livro de Mórmon.
        Cieza diz que “antes de os incas governarem ou antes mesmo que se ouvisse falar destes nestes reinos” existia uma civilização que contemplou  “algo muito maior que todas as outras coisas”. Um evento entre os leítas é considerado extremante importante: “O acontecimento de maior relevância registrado no Livro de Mórmon é o ministério pessoal do Senhor Jesus Cristo entre os nefitas, logo após sua ressurreição” (Introdução do Livro de Mórmon).
        O profeta Alma previu a vinda de Cristo e disse: “Pois eis que eu vos digo que muitas coisas estão para vir; e eis que há uma coisa mais importante que todas as outras – pois eis que não está longe o tempo em que o Redentor viverá e estará no meio de seu povo” (Alma 7:7).
        Néfi, ancestral de Alma havia tido uma Visão pela qual soube que o Messias visitaria sua descendência nas Américas:
“E aconteceu que vi uma névoa de trevas sobre a face da terra da promissão; e vi relâmpagos e ouvi trovões e terremotos e toda espécie de ruídos tumultuosos; e vi que a terra e as rochas se fenderam; e vi montanhas desmoronando; e vi que as planícies da terra estavam rachadas e vi que muitas cidades afundaram; e vi que muitas foram queimadas pelo fogo e vi muitas que desmoronaram devido a terremotos. E aconteceu que depois de ver essas coisas, notei que o vapor de escuridão desaparecia da face da terra; e eis que vi multidões que não haviam caído por causa dos grandes e terríveis julgamentos do Senhor. E vi os céus abrirem-se e o Cordeiro de Deus descendo do céu; e desceu e mostrou-se a eles” (1 Néfi 12:4-6).
       O relato de Néfi menciona as descrições de Cieza de que os habitantes da America Antiga “passaram por um longo período de tempo sem ver o sol” e que entre os julgamentos do Senhor fizeram com que eles elevassem “suplicas e orações” aos deuses. Foi quando a escuridão se dissipou e uma poderosa luz raiou – o que fez o povo ficar “muito feliz”.
          Então vem a descrição do Senhor Jesus Cristo: “lhes apareceu um grande homem branco, cujo o aspecto e aparência demonstravam grande autoridade e profundo respeito, esse homem tinha um poder tão supremo que aplainava as montanhas e transformava as planícies em altas colinas, fazendo fluir água dos seixos; e uma vez que reconheceram o seu poder superior, chamaram-no o criador de todas as coisas, o pai do sol, porque dizem que ele fez muitas grandes coisas, pois deu vida aos homens e animais, e de sua mãos receberam notáveis benefícios”. Houve uma grande destruição nas Américas antes da aparição do Salvador (3 Néfi 8). Ele, o Deus Branco, destruiu muitas cidades e alterou a topografia, por causa da iniqüidade do povo (3 Néfi 9:1-12). Ele tem todo poder e autoridade, até mesmo sobre a morte (3 Néfi 27). O Livro de Mórmon fala de muitos milagres que Cristo realizou, inclusive um de restauração da vida mortal (3 Néfi  17, 23:9-14).
        Verdadeiramente os nefitas receberam “notáveis benefícios” ou nas palavras de Mórmon: “receberam muitos favores e muitas bênçãos foram derramadas sobre sua cabeça, de tal forma que, pouco depois de sua ascensão ao céu, Cristo verdadeiramente se manifestou a eles” (3 Néfi 10:18).
        “De acordo com que os índios me contaram e de acordo com o que ouviram com seus pais e nas canções antigas, este homem dirigiu-se para o norte, realizando vários milagres em sua jornada através das montanhas, e nunca mais eles o viram novamente.” O Livro de Mórmon diz que Cristo apareceu várias vezes entre os nefitas, mas depois de ter organizado sua Igreja foi realizar mais de sua obra e glória em outras terras (3 Néfi 17:4). Os “lados do norte” para os babilônicos eram a morada dos deuses. Embora os antigos habitantes das Américas não tivesse contato com a cultura babilônica, os nefitas haviam trazido os livros de Isaías (1 Néfi 19:23). Neste relato, a expressão “lados no norte” é mencionada como alusão ao desejo de Lúcifer de obter a posição de Deus (Isaías 14:13). Entretanto a menção do norte, pode apenas ser um acréscimo natural da perpetuação oral do acontecimento.
         Todavia, a riqueza de detalhes e paralelos com o Livro de Mórmon é impressionante. Jesus Cristo realmente “deu mandamentos aos homens sobre como viver, e que falava do amor e muita humildade, admoestando-os a serem bons e não causarem mal uns aos outros; pelo contrário, deviam amar-se mutuamente e ter caridade.”
         Além disso, Cieza diz que “diversos templos foram construídos para ele em diferentes lugares, onde erigiam estatuas de pedra à sua semelhança, antes as quais ofereciam sacrifícios.” Os Templos e os sacrifícios eram importantes componentes da cultura do Livro de Mórmon como várias passagens atestam[2].
        Alguns podem alegar que Joseph Smith teve acesso a essas lendas e relatos e por isso criou o Livro de Mórmon. Deve-se mencionar que o Livro de Mórmon foi traduzido num período muito curto, que o processo criativo de um livro de tal complexidade não poderia ser, obviamente, feito em tão pouco tempo por um rapaz quase sem estudo formal.
        Embora o primeiro livro de Cieza fora publicado em 1553, em Sevilha, Espanha, a sua última obra foi publicada apenas em 1880. E é na última obra que as lendas que mencionamos estão transcritas. O Livro de Mórmon já estava em circulação por cinco décadas. Não há qualquer indicio histórico que a rupestre Palmira tivesse livros em língua espanhola de Cieza, ou que Joseph Smith tivesse acesso a essas obras antes ou durante o processo de tradução do Livro de Mórmon. Ainda mais uma obra não publicada!


[1] Outras alternativas do nome são: Apu Qun Tiqsi Wiraqutra e Con-Tici (também escrito Kon-Tiki) e Viracocha.
[2] Templos: 2 Néfi 5:16, Jacó 1:17, Jacó 2:11, Mosias 1:18, Helamã 10:8, 3 Néfi 11:1 e 3 Néfi 24:1. Sacrifícios: 1 Néfi 7:22, Mosias 2:3  e 3 Néfi 9:19-20.

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