ESTE BLOG FOI DESCONTINUADO

ESSE BLOG NÃO É ATUALIZADO DÊS DE ABRIL DE 2013. ACESSE WWW.LUCASGUERREIRO.COM PARA OBTER INFROMAÇÕES ATUALIZADAS.

20.3.11

PROVA 9: OUTRAS OVELHAS

            Uma passagem Em João 10:16 fala sobre o povo do Livro de Mórmon:
"Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor."
            Certo historiador da vida de Cristo disse que não podia encontrar qualquer justificativa para esta passagem das escrituras, porque não sabia da existência de outras ovelhas além daquelas em que Jesus ministrou na Palestina (citado em "O Livro de Mórmon cumpre profecias bíblicas", Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, pg. 57).
            Esse historiador sabia bem que Jesus estava ensinando que Ele era o Pastor de almas (João 10:11). E que suas ovelhas eram a casa de Israel. Mas não podia ir além e descobrir quem eram as outras ovelhas, porque não leu o Livro de Mórmon, que explica isso.
            Alguns estudiosos supõem que as outras ovelhas que Jesus fala nestes versículo se referem aos gentios. Tal possibilidade não pode ser verdadeira, pois sabemos que o Senhor disse que fora enviado especificamente à Casa de Israel (Mateus 15:24). Estes, os gentios, amados por Deus, seriam ministrados através dos apóstolos e discípulos (como vemos em Atos 10), o que significa que a voz de Cristo não poderia ser ouvida pelos gentios.
           Os antigos habitantes das Américas, os leítas, eram descendentes (maioria) de José do Egito - e, conseqüentemente, eram membros da Casa de Israel. O Senhor ressurreto os visitou e ministrou pessoalmente entre eles. Nesta ocasião sagrada ele ensinou muito do que ensinará em Jerusalém, e acrescentou, por exemplo, o seguinte ensinamento:
"E então aconteceu que, depois de haver proferido essas palavras, Jesus disse aos doze que escolhera: Vós sois meus discípulos; e sois uma luz para este povo, que é um remanescente da casa de José. E eis que esta é a terra de vossa herança; e o Pai vo-la deu.
E jamais me deu o Pai mandamento de que eu o dissesse a vossos irmãos de Jerusalém. Nem jamais me deu o Pai mandamento de que eu lhes falasse a respeito das outras tribos da casa de Israel, que o Pai conduziu para fora daquela terra.
Somente isso me ordenou o Pai que lhes dissesse: Que tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também devo conduzir estas e elas ouvirão a minha voz e haverá um rebanho e um pastor.
E agora, por causa de sua obstinação e incredulidade, não compreenderam minha palavra; portanto o Pai ordenou-me que nada mais lhes dissesse a respeito disto.
Mas em verdade vos digo que o Pai me ordenou e eu vos digo que fostes separados deles em virtude de sua iniqüidade deles; portanto é por causa de sua iniqüidade que eles não sabem de vós.
E em verdade vos digo outra vez que as outras tribos foram deles separadas pelo Pai; e é por causa de sua iniqüidade que delas nada sabem.
E em verdade vos digo que sois aqueles de quem falei: Tenho também outras ovelhas que não são deste aprisco; também devo conduzir estas e elas ouvirão a minha voz e haverá um rebanho e um pastor.
E não me compreenderam, porque pensaram que eu me referia aos gentios; porque não compreenderam que os gentios seriam convertidos por meio de sua pregação.
E não me compreenderam quando eu disse que elas ouviriam minha voz; nem me compreenderam quando disse que os gentios jamais ouviriam minha voz - que a eles não me manifestaria, a não ser pelo Espírito Santo.
Mas eis que vós ouvistes minha voz e me vistes; e sois minhas ovelhas e sois contados com os que o Pai me deu." (3 Néfi 15:11-24).
            Além desse grandioso ensinamento, que mostra com clareza o amor do Senhor e quem eram "as outras ovelhas", vemos no próximo capítulo de 3 Néfi, que o Senhor visitaria ainda mais ovelhas além dos leítas e que no futuro realizaria a Coligação Final para que houvesse um único Pastor sobre toda a Terra (3 Néfi 16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário